Sindicato realiza ação em defesa dos bancos públicos nesta quinta-feira (20)


Na próxima quinta-feira (20), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa do Dia Nacional de Mobilização em defesa dos bancos públicos. Serão realizadas visitas à 14 agências bancárias, entre unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). 

A partir das 9h, os dirigentes sindicais iniciarão o roteiro de visitas, que engloba agências localizadas na Caxangá, Afogados, Imbiribeira e Boa Viagem. A ação pretende conscientizar a categoria e os usuários do sistema financeiro sobre a importância do papel social desenvolvido pelos bancos públicos.
“A pauta neoliberal do governo golpista de Michel Temer coloca em risco o papel social dos bancos públicos. Não podemos aceitar o desmonte da Caixa, do BB e do BNB, que são fundamentais para o fomento de programas essenciais para a população”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues.
Por meio de “reestruturações”, o BB já fechou mais de 400 agências no país e a Caixa anunciou que fará o mesmo com cerca de 120 unidades. Além disso, o corte de pessoal através de planos de aposentadoria incentivada ou de demissão voluntária resulta na precarização dos serviços, criando um ambiente favorável para a venda do que é público para o capital privado.
A privatização dos bancos públicos ameaça programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, e Bolsa Família, além de linhas de crédito destinadas aos pequenos agricultores, pescadores, entre outros.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi