Jornal Brasil de Fato comemora um ano em defesa da classe trabalhadora

Na última quinta-feira (20), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco sediou a festa de comemoração de um ano de fundação, em Pernambuco, do Brasil de Fato, um veículo de comunicação que está ao lado da classe trabalhadora.

Na ocasião, foi realizado um ato político-cultural com a presença das organizações sindicais e sociais que contribuem com o jornal para debater sobre a importância da democratização da comunicação no atual contexto político.

“O Brasil de Fato começou a circular em Pernambuco em 15 de abril de 2016, dois dias antes do golpe. Então, neste primeiro ano estivemos muito vinculados à conjuntura, denunciando a retirada de direitos”, afirma a editora do jornal, Monyse Ravena. Segundo ela, a partir do dia 5 de maio, a edição que é quinzenal passará a ser semanal.

Para a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, que participou do evento, o jornal vem cumprindo um papel importante em meio à mídia hegemônica. “O periódico apresenta à população uma perspectiva diferente da disseminada pelos grandes jornais possibilitando uma leitura crítica da realidade”, elogia.

O Brasil de Fato surgiu em 2003, durante do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, sendo inicialmente um semanário nacional. Em 2013, iniciou o projeto de distribuição de um tabloide nos Estados, com o objetivo de aproximar os leitores e dialogar com as realidades locais. Atualmente, está presente em Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Distribuído gratuitamente, o Brasil de Fato pode ser encontrado nas estações de ônibus e metrô do Recife, além dos sindicatos e sedes de movimentos populares.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi