Sindicato protesta contra demissões de funcionários da Losango pelo Bradesco

O Sindicato dos Bancários de
Pernambuco realizou na tarde desta quarta-feira (26) um ato para
denunciar a demissão de 37 funcionários da Losango, após a fusão
do HSBC com o Bradesco. Diretores da entidade também realizaram
reunião com os funcionários da financeira. A atividade ocorreu na
Losango, localizada no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.

De acordo com a presidenta do
Sindicato, Suzineide Rodrigues, a ação desta tarde mostrou para o
Bradesco e para os funcionários da Losango que a entidade está
monitorando de perto a situação dos bancários a fim de frear os
ataques aos direitos dos empregados.

Questionado sobre as demissões, que só
em Pernambuco representam 50% dos funcionários, o Bradesco alegou
que não é responsável pela empresa. “Não aceitamos essa
resposta, pois o lucro da empresa vai direito para o banco.
Reivindicamos que o Bradesco assuma, às claras, a responsabilidade
pela Losango e cesse já a demissão em massa que está acontecendo
em todo o país”, afirmou Suzineide.

A entidade propõe que, assim como está
acontecendo em outros Estados, em vez de serem demitidos os
funcionários sejam realocados para outras unidades do Bradesco.
Funcionários terceirizados estão sendo recrutados para ocupar as
vagas deixadas pelos demitidos. “O Bradesco está demitindo
funcionários, que têm direitos assegurados e salários mais altos,
para contratar terceirizados para trabalhar em situações mais
precárias e com salários menores”, explicou o diretor do
Sindicato, Alan Patrício.

As demissões da Losango não ocorreram
devido a problemas financeiros na empresa. No fim desta semana,
inclusive, haverá uma festa de comemoração pelo resultado positivo
da empresa no Estado.

Os gestores locais, Eduardo Bonázio e
Alexandre Braz, em conversa com os diretores do Sindicato, negaram os
planos de venda da Losango. O Sindicato solicitou resposta oficial da
empresa, e os gestores se comprometeram a entrar em contato com as
instâncias superiores da Losango para que a resposta seja dada.

Diretores do Sindicato também
aproveitaram a ocasião para convocar todos os trabalhadores para a
Greve Geral, na próxima sexta-feira (28). “Depois da lei da
terceirização, a reforma trabalhista já foi aprovada na comissão
especial da câmara. Estamos vendo nossos direitos sendo retirados
abruptamente. A forma de barrarmos isso é irmos para ruas juntos,
dizer não às reformas trabalhista e da Previdência e ao governo
golpista de Temer. Dia 28, todos nas ruas”, ressaltou o secretário
de Bancos Privados, Adeilton Filho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi