
Na próxima semana, o Sindicato dos
Bancários de Pernambuco participará de mesas de negociação sobre
saúde do trabalhador. Na segunda-feira (8), a Secretaria de Saúde
da entidade estará presente no encontro da Comissão Bipartide, no
qual serão debatidas questões coletivas com a Federação Nacional
dos Bancos (Fenaban). Nos dois dias consecutivos, o setor acompanhará
as discussões específicas em reunião da Comissão de Organização
de Empresa (COE) do Itaú.
De acordo com o secretário de Saúde
do Sindicato, Wellington Trindade, que irá cumprir as referidas
agendas em São Paulo, a principal pauta de negociação com a
Fenaban é o questionário de avaliação do Programa de Controle
Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “O documento da Fenaban é
muito evasivo, pois pergunta mais sobre a higiene e estética do
local de atendimento à saúde do que sobre a situação médica do
trabalhador. Eles estão resistentes em debater a avaliação do
programa, apesar de estar previsto na Convenção Coletiva de
Trabalho”, avalia.
Os representantes dos trabalhadores
apresentarão como contraproposta à Fenaban um questionário nde o
foco é o desempenho do médico, buscando avaliar a autonomia do
profissional e o nível de conhecimento sobre a atividade bancária.
Na reunião sobre pautas específicas
do Itaú, o tema central será o Programa de Retorno ao Trabalhado.
“A peça não define estabilidade ao participante. Então, na
prática, após participação no programa os funcionários são
demitidos”, afirma Wellington.