O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza nos dias 16 e 17 de maio, na sede da entidade, a posse dos delegados sindicais eleitos pelos bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banrisul e BNDES em Pernambuco. A programação do evento é voltada para a formação política desses representantes de base que serão o elo entre as unidades de trabalho e o Sindicato.
Entre as atividades, que serão realizadas nesses dois dias de formação, destacam-se uma análise de conjuntura, que será apresentada pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), indicando os desafios da campanha dos bancários 2017, e a palestra Novas Formas de Organização, proferida por Ana Júlia, estudante secundarista líder do movimento de ocupação das escolas do Paraná. “Vamos debater os desafios impostos aos trabalhadores nesta conjuntura de retrocessos sociais e retirada de direitos. Mas, também pensar em alternativas para barrar esse projeto político neoliberal através da mobiização da categoria”, afirma o secretário de Bancos Públicos do Sindicato, Renato Brito.
A votação dos delegados sindicais dos bancos públicos ocorreu entre os dias 28 a 30 de março. Foram eleitos 75 delegados titulares e dez suplentes, sendo 27 do Banco do Brasil, 24 do BNB mais seis suplentes, 22 da Caixa mais quatro suplentes, um do Banrisul e um do BNDES. Os delegados terão mandatos de 1º de abril de 2017 a 31 de março de 2018.
Na avaliação da presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, os delegados têm um papel fundamental para o fortalecimento da organização sindical. “Ao assumir a missão de ser delegado sindical, o representante eleito democraticamente deve participar ativamente das atividades promovidas pelo Sindicato, assim como estimular os seus colegas de trabalho a participarem das ações, plenárias, congressos e conferências. Assim, teremos força para lutar pelos nossos direitos enquanto classe trabalhadora e defender os bancos públicos”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
16/05
10h – Análise de conjuntura/ desafios da campanha dos bancários 2017 (integrante da Contraf-CUT)
12h30 – Almoço
14h30 – Debates
16h30 – Encerramento
17/05
10h – Palestra: novas formas de organização – Ana Júlia (estudante secundarista do Paraná – líder do movimento de ocupação das escolas do PR)
12h – Almoço
14h – Debate, construção do calendário e plano de ação dos delegados sindicais
17h – Encerramento