![]()
A delegação que representa o Sindicato dos Bancários de Pernambuco no Encontro Nacional dos Bancos Privados acompanhou, na manhã desta quarta-feira (7), novas definições para a Campanha Nacional da categoria.
Os bancários participaram de um debate sobre a situação do emprego bancário, frente a desestruturação da CLT. Na ocasião, os coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, Roberto Von der Osten e Juvandia Moreira, utilizaram a segunda mesa do Encontro para encaminhar as estratégias da Campanha Nacional 2017. “O emprego bancário está sendo diretamente atingido por dois pontos: pelas reestruturações implementadas com os avanços tecnológicos e pelas reformas golpistas, como a trabalhista. Por isso, a defesa do emprego é nossa prioridade”, revelou Von der Osten.
Ele lembrou também as dificuldades enfrentadas nas duas últimas campanhas e os avanços conquistados. “Em 2015, nós tivemos a reposição da inflação, mais aumento real pequeno. Naquele ano, a prioridade definida pelo Comando já foi o emprego. Em 2016, nós vivemos o golpe e com ele ainda mais dificuldade nas negociações com os banqueiros. A nossa análise foi de um futuro muito complicado, por isso buscamos o acordo de dois anos, com a garantia de aumento real em 2017, além do abono de 31 dias de greve.”
Para este ano, disse Roberto, o Comando Nacional dos Bancários pensou uma Campanha Nacional com uma pauta de reivindicações que combata demissões, terceirização e reestruturação. “Nada impede que a gente faça um debate e criemos esse tipo de proposta para entregar à Fenaban. Além do mais, temos de usar o período da campanha para ir às ruas e politizar o debate com nossas bases.”
Juvandia utilizou a apresentação do Dieese, realizada anteriormente, para enfatizar a diminuição da categoria, em mais de 30 mil postos de trabalho nos últimos anos, e a diminuição dos salários, com a alta rotatividade nos bancos. “A situação pode piorar com as reformas propostas por esse governo. A reforma trabalhista é uma das piores coisas que podem acontecer para toda a classe trabalhadora, são mais de 200 dispositivos que regem as relações de trabalho alterados. E muita gente ainda não sabe disso. Precisamos refletir quantos desafios temos com esta conjuntura e buscar uma saída.”
Para a vice-presidenta da Contraf-CUT, os dirigentes sindicais têm um papel fundamental neste processo. “Nós temos que impedir que este projeto seja aprovado. Nós temos que ir nos locais de trabalho e explicar para todos os bancários quais os riscos que eles estão correndo. Cabe a gente levar todo mundo para rua. Os bancários têm uma organização que extrapola a categoria, nós temos que ir para as ruas dialogar com a população e fazer esse movimento acontecer”, finalizou.
Em sua fala, a presidente dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, também convocou a categoria. “A classe trabalhadora precisa compreender que só conseguirá garantir a manutenção dos seus direitos, se lutar! Vamos, juntos, fazer a maior greve já vista neste país. Vamos clamar pelo Fora Temer e as Diretas Já!”, declarou.
Antes do debate, foram ouvidas as palestras “Consequências na Mudanças do Trabalho Bancários”, apresentada por Kátia Uehara, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e “Novas Tecnologias e o Futuro dos Bancos”, ministrada pelo professor Moiséis Marques. Na parte da tarde desta quarta-feira (7), os participantes serão divididos por bancos e por grupos para debater os temas apresentados.
Confira a lista dos bancários de Pernambuco que estão participando do evento:
REPRESENTANTES DO SANTANDER:
TEREZA CRISTINA FERREIRA DE SOUZA
MARIA HELENA PAULINO DE HOLANDA
FRANCISCO DE ASSIS GOMES FERREIRA
JAIRO LOPES DA SILVA
REPRESENTANTES DO BRADESCO:
ALAN PATRICIO MENEZES SILVA
RANILSON BARBOSA DE OLIVEIRA
ADEILTON REGO CORREIA FILHO
SUZINEIDE RODRIGUES DE MEDEIROS
REPRESENTANTES DO ITAÚ:
JOÃO RUFINO DO EGITO FILHO
WELLINGTON DA SILVA TRINDADE JUNIOR
FABIO RICARDO BEZERRA SALES
LILIAM CRISTINE SODRÉ PIRES

