
Foi eleita, nesta sexta-feira (9), a comissão de dez delegados que vai representar Pernambuco no XXIII Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (BNB). O evento será realizado entre os dias 7 e 8 de julho, em Salvador, na Bahia, e deve reunir cerca de 150 delegados.
A decisão foi tomada durante assembleia geral extraordinária realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. A bancária Helena Lopes é funcionária do BNB há mais de 14 anos e foi uma das escolhidas para participar do Congresso. “Estamos vivendo dois golpes, um nacional e outro internacional. É um momento de desmonte da máquina pública e de muitos ataques à classe trabalhadora. Estou bastante preocupada e por isso fico feliz em ter sido convocada para este encontro, onde certamente discutiremos bastante a conjuntura política e desenvolveremos estratégias de defesa”, declarou.
Neste ano, um dos principais objetivos do Congresso é reunir as contribuições dos funcionários do BNB para a Campanha Nacional dos Bancários 2017. Além disso, as pautas devem se concentrar na construção das cláusulas específicas do banco, como o Plano de Cargos de Remuneração (PCR), plano previdenciário, saúde, condições de trabalho/infraestrutura das agências e demais unidades e convocação dos aprovados em concurso.
A secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano, antecipa como será a abordagem no Congresso. “Em um momento em que estamos sendo atingidos pela terceirização, pelas novas tecnologias, pelas restruturações e vendo a nossa categoria encolher, discutiremos o futuro do emprego, as condições de trabalho e, claro, desenvolveremos estratégias de resistência. Nós temos que nos unir nesta luta e dar um fim a este cenário de ameaças e incertezas. Por isso a importância deste congresso, de onde sairemos fortalecidos”, afirmou.


