Preparar os dirigentes sindicais para atuarem em circunstâncias de risco ao trabalhador. Esse é o objetivo do Curso de Formação em Saúde do Trabalhador oferecido pela Central única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) às entidades filiadas. Sete diretores do Sindicato dos Bancários de Pernambuco concluíram o primeiro módulo no último sábado (10). A próxima etapa do curso acontece no mês de julho, através de uma plataforma de Educação a Distância (EAD).
O curso é uma construção das secretarias de Saúde da CUT-PE e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Esta primeira turma é composta por 30 dirigentes de oito instituições sindicais. Representando o Sindicato, participaram da formação a secretária do Ramo Financeiro, Andreza Camila; a secretária da Mulher, Eleonora Costa; o secretário de Saúde, Wellington Trindade; e os dirigentes sindicais Luiz Henrique, Ronaldo Cordeiro, Alzira Cavalcanti e Janaína Kunst.
No primeiro módulo foram tratados temas como a origem da saúde do trabalhador e a construção de um mapa de risco, que é uma ferramenta utilizada para avaliação das condições de trabalho.
Para Trindade, a capacitação chega em momento oportuno, haja vista as reformas trabalhista e previdenciária que precarizam as relações de trabalho. “A dinâmica do dirigente sindical é muito ativa e muitas vezes aprendemos de forma empírica. Então, após o curso, teremos mais ciência do que fazer em circunstâncias que expõem o trabalhador ao risco” avalia.
O curso tem como facilitadores e formadores Flávio Marinho (Plataforma EAD), Admilson Ramos (Coordenador), Dr. Luiz Saraiva (Médico do Trabalho) e Dr. Fábio Farias (Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 6ª Região). “A ideia é que a partir de 2018, os diretores formados possam ser multiplicadores do curso, levando as informações para os delegados sindicais”, antecipa Trindade.
Para o segundo módulo será utilizada a plataforma EAD Moodle, que está inserida no site da CUT Nacional. O terceiro e último módulo será realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, presencialmente, no Clube dos Previdenciários, localizado no bairro da Guabiraba, no Recife(PE).