![]()
Foi eleita, nesta quarta-feira (14), a delegação que vai representar Pernambuco no 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB). O evento será realizado em São Paulo, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, e terá como tema central “Contra o Desmonte: Unidade e Resistência”.
A eleição dos delegados foi feita em regime de votação, que mais uma vez formou duas chapas com placar de 31 a 18. Assim, grupo vencedor levará oito do total de 12 trabalhadores, respeitando a paridade de gênero.
Para a secretária-Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano, a assembleia do BB, sempre marcada pela disputa, contou foi bastante produtiva. “É importante discutirmos ideias e temos que primar pelo debate político neste momento delicado que está posto. O desmonte dos bancos públicos é algo claro e eminente e nós precisamos enfrentá-lo”, disse.
O bancário Dilson Cavalcanti trabalha há 15 anos no BB se pronunciou durante assembleia. “Precisamos nos alinhar à atual conjuntura. Estamos passando por um momento de retirada dos direitos que conquistamos ao longo de muitos anos de luta e história. Por isso temos que unir nossas forças, fazer uma greve forte e lutar para construir um acordo justo para todos”, declarou.
Embora o Acordo Aditivo com o banco público tenha validade de dois anos (2016-2018), os encontros vão definir reivindicações dos bancários que serão objeto de negociação nas mesas permanentes, bem como as estratégias de luta para o próximo período.
Eduardo Guimarães, também funcionário do BB, foi um dos eleitos para participar do evento. Ele fala das suas expectativas para o Congresso. “Estamos preparados para dar nosso melhor, apesar da situação adversa. Nesse contexto de constantes ameaças às instituições públicas, faremos as mobilizações necessárias para sobrepujar as mazelas de uma vez por todas”, comentou.
Para a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, o encontro será um grande momento para os funcionários reforçarem a luta em defesa do banco em que trabalham. “O BB passa por uma reestruturação que afeta os funcionários com a precarização das relações de trabalho e esvazia a função social da instituição. Precisaremos de muita força para enfrentar esse Congresso golpista e por isso a importância desta agenda”, avaliou.
Durante o Congresso Nacional, serão formados grupos de trabalhos que discutirão os seguintes temas:
G1 – Desmonte do BB – Análise do balanço, fechamento de agências, aumento de tarifas
G2 – Digitalização: o banco do futuro e a precarização do emprego
G3 – Emprego, carreira e igualdade de oportunidades
G4 – Terceirização, pejotização e impactos no BB
Os bancários que desejarem encaminhar propostas para a discussão da categoria durante o Congresso, poderão fazê-lo através do e-mail: secgeral@bancariospe.org.br
![]()
![]()
![]()