![]()
No primeiro trimestre deste ano, ocorreram 45 investidas criminosas contra bancos e carros-fortes no Estado de Pernambuco, de acordo com o balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. O número de ações foi crescente no comparativo entre os meses de janeiro, fevereiro e março.
Até a última sexta-feira (31), foram registradas ocorrências de explosões, assaltos, arrombamentos e sequestro em 29 municípios de Pernambuco. A Região Metropolitana do Recife foi a mais afetada, com 14 investidas, seguida do Agreste (11), da Zona da Mata (10), Sertão (9) e do Distrito de Fernando de Noronha (1).
Ainda segundo o levantamento do Sindicato, o número de ações contra bancos cresceu, contrariando a estatística apresentada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco(SDS-PE). Em janeiro foram contabilizadas 14 investidas e em fevereiro, 12. Porém, em março o número subiu para 19, totalizando as 45 ações criminosas no trimestre.
“Continuamos coletando dados que divergem dos dados SDS-PE, números esses que deveriam ser repassados para o Sindicato com determina a justiça, mas está havendo um boicote. Infelizmente, não vemos o Governo de Pernambuco tomar medidas efetivas de segurança pública, mas apenas multar os bancos com o objetivo de reforçar o caixa do Estado, sem dar condições mínimas para reabertura das agências”, critica o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e membro do Coletivo de Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT, João Rufino.
O Sindicato permanecerá monitorando as investidas contra bancos em Pernambuco por entender que esse problema afeta diretamente os funcionários dos bancos e a população. A categoria bancária é uma das que mais adoece no país, principalmente por distúrbios psíquicos ocasionados, entre outros fatores, pela ocorrência constante de ações violentas nos locais de trabalho.