Bancários paralisam hoje(5) expediente do Bradesco para protestar contra violência

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco vai paralisar, a partir das 8h de hoje(5), o funcionamento do Bradesco da Conde da Boa Vista para protestar contra a violência e em oposição ao procedimento da direção do banco que manteve a agência aberta após tentativa de assalto, mesmo com todos os funcionários em estado de pânico e estresse.
O Sindicato também vai, novamente, denunciar a empresa às autoridades públicas uma vez que esta não cumpre a Lei Municipal de Segurança Bancária (17.647/2010) que oportunizou uma nova ação criminosa.
A agência, que não tem vidros blindados, sofreu uma tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira (4). Com isso, sobe para 61 o total de investidas contra bancos no Estado, em 2017, isto é, uma média de uma ocorrência a cada dois dias.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, a responsabilidade neste caso é compartilhada. “O banco favoreceu a ação dos criminosos porque não investiu em um vidro blindado, que é uma exigência da lei municipal. A Prefeitura do Recife, por sua vez, deve assumir sua parcela de culpa também, pois não tem fiscalizado o cumprimento da lei. E a política de segurança do Estado é meramente figurativa”, denuncia. Ele destaca ainda que o ato é em protesto contra as dezenas ocorrências do gênero registradas só neste ano.
Até hoje, foram registrados 17 assaltos relacionados direta ou indiretamente aos bancos no Estado.Desse total, nove foram em bancos, seis em correspondentes bancários e dois contra carros-fortes. Além dessas modalidades, só neste ano, os criminosos explodiram 30 bancos e quatro carros-fortes, arrombaram nove unidades bancárias e realizaram um sequestro.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi