Maio de enfrentamento do assédio moral

Criticar
constantemente, sobrecarregar a pessoa, passar tarefas humilhantes ou
impossíveis de se fazer, ignorá-la deliberadamente, divulgar boatos a seu
respeito, falar aos gritos, ameaçar com violência ou dificultar promoções são
algumas atitudes que podem configurar assédio moral. No mês que marca o Dia
Nacional de Combate ao Assédio Moral (02/05), o Sindicato dos Bancários de
Pernambuco realiza diariamente o trabalho de prevenção a prática abusiva.

De acordo com o secretário
de Saúde do Sindicato, Wellington Trindade, o assédio moral pode causar sérios
problemas de saúde aos profissionais e prejudicar o ambiente de trabalho. “O
assédio é causa de doenças psicossomáticas, como taquicardia, pressão altas,
irritabilidade constante e lesões de pele. Mas, além de adoecer a vítima, o
assédio atinge suas relações pessoais e profissionais”, afirma.

A prática é caracterizada
pela ação repetitiva e abusiva que atenta contra a dignidade do profissional,
podendo ser considerada crime em determinadas situações. Quem assedia pode
responder por crimes contra a honra, constrangimento ilegal e abuso de
autoridade, além de improbidade administrativa.

Com o objetivo de combater
essa prática, o Sindicato mantém aberto um canal para denúncias, que podem ser
realizadas diretamente na secretaria de Saúde da entidade ou através do site (http://www.bancariospe.org.br/denuncie.asp)

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi