O Sindicato dos Bancários de Pernambuco garantiu nesta segunda-feira (15), a reintegração de mais uma bancária demitida sem justificativa pelo banco Bradesco. A funcionária Thaismânia Carvalho recebeu o crivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que verificou que a mesma possui doença ocupacional. No primeiro quadrimestre deste ano, o Sindicato já realizou mais de 20 reintegrações em todo o Estado.
Thaismânia trabalhava há 16 anos no banco, quando foi demitida em janeiro deste ano. Ela ocupava o cargo de gerente assistente de Pessoa Jurídica na agência Prazeres do Bradesco, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes.
Segundo a bancária, o seu desempenho era avaliado positivamente pelo próprio banco e, por isso, o desligamento da empresa foi uma surpresa. “Dois dias depois que voltei das minhas férias fui comunicada da demissão pelo gerente. Achei injusto, porque sempre me dediquei muito a instituição. Inclusive, evitava procurar um médico para não me ausentar do trabalho”, afirma.
De acordo com o laudo do INSS, Thaismânia possui LER/DORT. Com base no documento, a justiça determinou que o banco reintegrasse a funcionária, que está retornando ao trabalho após cumprir 90 dias de licença médica. “A demissão de pessoas com doença ocupacional tem sido recorrente nos bancos. Então, reforçamos a importância da ida ao médico ainda nos primeiros sintomas”, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Wellington Trindade.