Os funcionários do Banco do Nordeste (BNB), que participaram da paralisação realizada no dia 28 de abril deste ano, terão a falta abonada. Essa é uma conquista do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que impetrou ação judicial no início deste mês para garantir o direito do trabalhador à greve.
O secretário de Assuntos Intersindicais do Sindicato, Fernando Batata, avalia a conquista. “Esperávamos não precisar acessar à esfera judicial, mas, quando vimos os trabalhadores sendo injustiçados, fomos à luta para assegurar seus direitos. Embora não tenha sido o ideal, comemoramos a vitória por saber que alguns Estados ganharam a ação e outros não”, declarou.
O desconto que foi feito aos trabalhadores, será estornado. Em relação à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil, o Sindicato aguarda as audiências, previstas para o início do mês de junho. “Nossa equipe está utilizando todos os recursos jurídicos para garantir que os demais bancos reconheçam, por força judicial, nosso direito de lutar por melhores condições de trabalho”, protesta a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.
A advogada da causa, Goretti Bezerra, afirma que o banco ainda pode recorrer da decisão liminar e pondera que “o juiz decidiu pelo não desconto do dia 28 de abril. Mas, precisará haver uma compensação das horas não trabalhadas, que poderá ser definida na próxima negociação coletiva ou no julgamento desta ação”.
![]()