Funcionária do Itaú há dez anos, Lucianne Valentim dos Santos teve a sua demissão por justa causa anulada pela Justiça. Nesta quarta-feira (7), ela esteve na agência Encruzilhada acompanhada do Sindicato dos Bancários de Pernambuco para entregar o resultado da perícia do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que comprova o desenvolvimento de doença do trabalho.
O Itaú havia demitido Lucianne em 3 de abril de 2017, alegando “procedimento inadequado, insubordinação e má fé”. No mês seguinte, no dia 18 de maio, ela foi reintegrada, após a Justiça entender que não existiam provas robustas contra a bancária.
A entrega dos documentos ao banco foi acompanhada pelo diretor do Sindicato, Flávio Coelho. “Infelizmente, o banco tem criado motivos para demitir os funcionários por justa causa. Nós repudiamos essa postura”, afirma.
Ao longo do processo, Lucianne recebeu orientações da secretaria de Saúde do Sindicato. “Abri uma Comunicação de Acidente de Trabalho no Sindicato e todos concordaram que minha demissão foi injusta. Agora, seguirei cuidando da minha saúde”, assegura. A bancária permanece com o benefício previdenciário B19 e retornará ao trabalho em julho deste ano.