Sindicato entrega donativos para vítimas das enchentes em Palmares

Famílias desabrigadas, vítimas das enchentes que atingiram a Zona da Mata de Pernambuco, receberam nesta sexta-feira (9), a segunda remessa de doações arrecadadas pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Os donativos foram entregues à população na comunidade do Pirangi, localizada na zona rural do município de Palmares.

Dona Maria Martins, 82 anos, é moradora da comunidade há mais de 40, e garantiu que esta não é a primeira vez que a cidade sofre com as cheias. “No ano de 2000 e 2010, essa área inundou e perdemos tudo. Dessa vez, fiquei ilhada e precisei sair da minha casa com a ajuda dos vizinhos”, relata. Ela aponta os governantes como responsáveis pela situação. “Eles ‘comeram’ o dinheiro e não construíram as barragens. Não têm piedade dos pobres”, afirma.

Das cinco barragens anunciadas pelo governo de Pernambuco após a inundação de 2010, apenas a Serro Azul foi concluída, que conteve um terço das águas das chuvas que caíram no final do mês de maio.

“Faltou investimento do Governo do Estado. Se as cinco barragens estivessem prontas os impactos seriam minimizados. Lula enviou R$ 1 bilhão para Pernambuco e Alagoas, em 2010, e ninguém sabe o que foi feito com esse dinheiro. Mas, ano que vem tem eleição e não vamos esquecer daqueles que estão contra os trabalhadores”, ressalta o secretário de Assuntos Intersindicais, Fernando Batata.

A comitiva do Sindicato para entrega dos donativos foi composta pelos diretores Onésimo Renaux e Fernando Batata e pela representante dos funcionários, Ana Lúcia Alves.

“A população está muito carente e, assim como nós fomos sensibilizados pela situação, os governantes deveriam olhar com mais atenção para essa região”, afirma Ana Lúcia.

Entre os itens arrecadados, por iniciativa dos funcionários da entidade, constam alimentos, água mineral, roupas e materiais de limpeza e higiene.

De acordo com o representante da Associação de Serviços Comunitários da Usina Pirangi, Joel Clemente, a comunidade é composta por cerca de 300 famílias das quais 150 foram duramente afetadas. Essas estão alojadas na Usina Pirangi. “Essa iniciativa do Sindicato prova que trabalhador é quem cuida de trabalhador. Além de ter perdido tudo, grande parte dessas famílias está sem emprego e sem renda, porque não pode plantar sem o Incra parcelar as terras”, conclui Joel.

Confira todas as fotos da entrega de donativos clicando aqui.



Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi