Caixa elege delegados para 33º Conecef

Em assembleia extraordinária realizada nesta terça-feira (13), foram eleitos os delegados que irão participar do 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento ocorrerá de 30 de junho a 2 de julho, em São Paulo.

É estimada a participação de 464 delegados sindicais de todo o país, sendo 316 da ativa e 148 aposentados. Representando o Estado, serão enviados 13 delegados, sendo nove da ativa e quatro aposentados, além de um observador.

A delegação pernambucana foi eleita durante a referida reunião na qual foi decidido, por consenso, que cada grupo elegesse dois aposentados, respeitando a paridade de gênero. Os demais representantes foram escolhidos por uma votação que gerou o resultado de 39 votos a 20. Esta é a primeira vez que houve disputa entre duas chapas no histórico da entidade.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comenta a decisão e fala sobre as expectativas para o Congresso. “A disputa é salutar para o processo democrático do qual saímos todos fortalecidos e ainda mais unidos na luta contra o desmonte das empresas públicas e em oposição aos retrocessos dos direitos da classe trabalhadora. O Congresso será uma grande oportunidade para construirmos as nossas estratégias de organização na defesa da Caixa 100% pública e pela garantia do emprego.

A bancária aposentada Terezinha Santiago participou de outras edições do Conecef e mais uma vez foi eleita para representar o Estado. “A expectativa, como em todos os outros anos, é melhorar o nosso desempenho e alcançar os objetivos dos funcionários da Caixa. Vamos debater a conjuntura política e sair de lá mais fortes para o combate ao governo golpista de Michel Temer”, afirmou.

Para a delegada sindical e também funcionária da Caixa, Cândida Fernandes, a defesa dos bancos públicos é uma responsabilidade de todos. “A luta se dá em todos os lugares e a todo tempo, seja no Congresso em São Paulo ou aqui nas ruas de Pernambuco. O que importa é defender a Caixa para seus empregados e para todo povo brasileiro”, afirma.

Durante o Conecef serão debatidos também temas como Saúde e condições de trabalho; Funcef, Aposentados e Previdência; Reestruturação, Reforma trabalhista e Terceirização; Defesa da Caixa e defesa dos bancos públicos. Os bancários que desejarem encaminhar propostas para a discussão da categoria poderão fazê-lo através do e-mail: secgeral@bancariospe.org.br

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi