![]()
O gerente do banco Itaú, situado no centro do município do Ipojuca, foi sequestrado por três homens armados quando se dirigia ao trabalho, na manhã da última sexta-feria (2). Ele foi forçado a entrar no carro dos assaltantes sob alegação que sua mãe estava refém de demais integrantes da quadrilha. Ao gerente foi dada a tarefa de entrar na agência e retirar todo o dinheiro do cofre, caso contrário, a mulher seria executada. O gerente entrou na agência e logo fez contato com a polícia que se dirigiu à sua residência e verificou que os assaltantes blefavam. Os funcionários trancaram a agência até a chegada dos policiais. Os assaltantes evadiram-se do local.
Com este registro, sobe para 71 o número de investidas contra os bancos no Estado, só neste ano de 2017.
De 1º de janeiro a 1º de junho, o Sindicato registrou 71 investidas bancárias em Pernambuco. Segundo o levantamento, as regiões mais atingidas são o Agreste e a Região Metropolitana do Recife, com 21 e 22 registros respectivamente.
Na sequência, Zona da Mata (14), Sertão (1) e o arquipélago de Fernando de Noronha (1). Entre as ocorrências, as explosões foram a forma mais frequente de investida, totalizando 40 casos; assaltos (19); arrombamentos (10) e sequestro (2).
Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, os bancários estão vulneráveis à violência. “As investidas contra bancos viraram rotina. Assalta uma agência hoje e agenda a próxima para o dia seguinte diante das barbas do governo do Estado que perdeu totalmente o controle da situação”, critica.