Bancários de Pernambuco participam do III Congresso da Fetrafi

Uma comissão de representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa, neste fim de semana, do III Congresso da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) – “Em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores”, realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. 
Durante o evento, serão discutidos temas como a democracia e a comunicação, a atual conjuntura política, social e econômica do país, além de serem realizadas votações para estabelecer novos planos de luta para a categoria e definir a nova diretoria da instituição. 
A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, fala sobre as expectativas para o evento. “Estamos vivendo um momento em que os trabalhadores brasileiros estão sendo perseguidos e tendo seus direitos retirados bruscamente. Queremos, nesse encontro, criar um novo plano de luta. Precisamos também pensar em o que fazer quando o presidente golpista Michel Temer cair, pois de nada adianta ele cair e nós não trabalharmos a consciência dos eleitores sobre a importância da participação política e fazermos um congresso efetivamente para o povo”, observou. 
Dirigentes de sete estados do Nordeste participam do encontro, segundo a diretora da Fetrafi/NE, Tereza Souza. “Estamos reunidos neste fim de semana para, juntos, pensarmos estratégias de enfrentamento ao ataque à classe trabalhadora. Queremos uma Fetrafi/NE forte, reconhecendo o papel importante que temos no cenário nacional e continuando com nosso trabalho sindical e de politização não só da nossa categoria, mas também de toda a classe trabalhadora”.
Neste primeiro dia de Congresso (02), foi realizada a abertura solene do evento com as considerações iniciais dos presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto Von Der, e da Fetrafi, Carlos Eduardo, além das falas de outros presidentes de Sindicatos do Nordeste. Em seguida, os participantes ouviram uma palestra sobre Comunicação e Democracia ministrada pelo jornalista Altamiro Borges. Confira a programação para próximos dois dias de evento:
Dia 03/06 – Sábado
09h – Votação do Regimento 
09h30 às 12h – Análise da Conjuntura do país com João Sicsú – professor-doutor do Instituto de Economia da UFRJ e Roberto Von Der Osten, presidente da Contraf-CUT
14h – Balanço da gestão da Fetrafi, com o presidente Carlos Eduardo
14h30 – Debate sobre Emprego e Reestruturação Política no Sistema Financeiro à luz da tecnologia
15h às 18h – Debate sobre Planos de Luta
Dia 04/06 – Domingo
09h – Votação do Planos de Luta
10h às 12h – Eleição da nova diretoria da Fetrafi
12h às 13h – Discussão de assuntos de interesse da categoria
13h – Encerramento 
 

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi