Uma comissão de representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa, neste fim de semana, do III Congresso da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) – “Em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores”, realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Durante o evento, serão discutidos temas como a democracia e a comunicação, a atual conjuntura política, social e econômica do país, além de serem realizadas votações para estabelecer novos planos de luta para a categoria e definir a nova diretoria da instituição.
A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, fala sobre as expectativas para o evento. “Estamos vivendo um momento em que os trabalhadores brasileiros estão sendo perseguidos e tendo seus direitos retirados bruscamente. Queremos, nesse encontro, criar um novo plano de luta. Precisamos também pensar em o que fazer quando o presidente golpista Michel Temer cair, pois de nada adianta ele cair e nós não trabalharmos a consciência dos eleitores sobre a importância da participação política e fazermos um congresso efetivamente para o povo”, observou.
Dirigentes de sete estados do Nordeste participam do encontro, segundo a diretora da Fetrafi/NE, Tereza Souza. “Estamos reunidos neste fim de semana para, juntos, pensarmos estratégias de enfrentamento ao ataque à classe trabalhadora. Queremos uma Fetrafi/NE forte, reconhecendo o papel importante que temos no cenário nacional e continuando com nosso trabalho sindical e de politização não só da nossa categoria, mas também de toda a classe trabalhadora”.
Neste primeiro dia de Congresso (02), foi realizada a abertura solene do evento com as considerações iniciais dos presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto Von Der, e da Fetrafi, Carlos Eduardo, além das falas de outros presidentes de Sindicatos do Nordeste. Em seguida, os participantes ouviram uma palestra sobre Comunicação e Democracia ministrada pelo jornalista Altamiro Borges. Confira a programação para próximos dois dias de evento:
Dia 03/06 – Sábado
09h – Votação do Regimento
09h30 às 12h – Análise da Conjuntura do país com João Sicsú – professor-doutor do Instituto de Economia da UFRJ e Roberto Von Der Osten, presidente da Contraf-CUT
14h – Balanço da gestão da Fetrafi, com o presidente Carlos Eduardo
14h30 – Debate sobre Emprego e Reestruturação Política no Sistema Financeiro à luz da tecnologia
15h às 18h – Debate sobre Planos de Luta
Dia 04/06 – Domingo
09h – Votação do Planos de Luta
10h às 12h – Eleição da nova diretoria da Fetrafi
12h às 13h – Discussão de assuntos de interesse da categoria
13h – Encerramento

