Eleita a nova diretoria da Fetrafi/NE

Cerca
de 200 bancários, representantes de cinco Estados e sete sindicatos
do Nordeste, participaram do III Congresso da Federação dos
Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi/NE), realizado entre os
dias 02 e 04 de junho, em Fortaleza (CE).

No
terceiro e último dia do evento, foram aprovados, por unanimidade, o
Plano de Luta da categoria e eleita a nova diretoria da Fetrafi/NE.
No primeiro momento, foram estabelecidas as seguintes estratégias:


Ampliar o processo de comunicação em todas as instituições – além
do site, investir ainda mais nas redes sociais e em Rádio/TV
na Web;


Produção de conteúdo de interesse comum – a ideia é constituir
uma assessoria que deverá garantir a integração do conteúdo entre
as instituições, com assessoria permanente do Departamento
Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE);


Promover maior número de seminários afins às secretarias;


Criar de subsedes no Rio Grande do Norte e no Maranhão, de
organização dos bancários;


Criar agendas de contribuição a projetos da classe trabalhadora
para desenvolvimento do Nordeste e do país;


Incentivar os sindicatos da Fetrafi a promoverem mais encontros
estaduais;


Fortalecer o processo de organização e participação de todos os
sindicatos da Fetrafi nas comissões de negociação, por bancos e
por temas de luta;


Buscar a unificação de pareceres jurídicos entre os sindicatos
para ampliar a defesa dos direitos sindicais dos trabalhadores.

Após
a deliberação do plano de ação, foi eleita a nova diretoria da
Fetrafi/NE. A chapa é composta por 90 bancários do Nordeste, sendo
29 de Pernambuco. A presidência será mais uma vez assumida pelo
bancário Carlos Eduardo, do Banco do Brasil do Ceará, que comemorou
o êxito do Congresso. “Nós aprovamos um Plano de Luta
combativo e integrador. Precisamos agora parar de discutir o passado
e focar no desenvolvimento da nossa categoria. Não dá para aceitar
que uma agenda neo-liberal, sem apoio popular, seja colocada em
processo de discussão. Vamos lutar para garantir que as Diretas Já
não seja apenas para eleger um novo presidente e, sim, para termos
um congresso que escute o povo brasileiro e um judiciário que não
desvirtue a democracia brasileira”, declarou.

A
presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide
Rodrigues, também comemora os resultados do congresso. “Foram
três dias de muita reflexão e fortalecimento. Ouvimos e falamos
bastante sobre cenário político atual e criamos estratégias de
luta e resistência. Vamos continuar trabalhando incessantemente pela
democracia e a chapa eleita hoje tem o compromisso de manter as
unidades, pois juntos somos fortes”, concluiu. 

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi